segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Importância do tratamento Home-Care

         Olá tudo bom com vocês?
      Como trabalho com Dermato-funcional a maior parte do tempo, sempre oriento os pacientes sobre a importância dos cuidados em casa, na verdade isso vale pra qualquer tratamento que necessite de cuidados continuados.
      Na parte de Dermato-funcional (estética), o paciente faz o tratamento no consultório normalmente 2 ou 3 vezes na semana, em média 1 hora e meia, 2 horas em cada sessão, mas e os outros dias e horários?
      Quando vamos ao dentista fazer um tratamento, tempos que manter alguns cuidados como escovar os dentes, usar fio dental, etc. Quando vamos ao médico, após uma consulta temos que usar algum medicamento durante um certo tempo, ou mudar alguns hábitos. Por que seria diferente quando estamos fazendo um tratamento estético?
     Muitas vezes ouvimos que a pessoa fez um tratamento e não teve resultado, mas será que ela fez o que foi orientado? Eu sempre coloco essa responsabilidade de que 50% de sucesso do tratamento está com o paciente, por que de que adianta eu fazer o tratamento correto nos dias que ele está comigo e nos demais ele não seguir minhas orientações?
      Tratamento para acne por exemplo, se é feito um laser ou tratamento dermocosmético e o paciente é orientado a usar um secativo ou um medicamento via oral e ele não faz uso corretamente, como quer ter resultado?
      Ou um tratamento para celulite, que é um problema comum em mais de 90% das mulheres e pode ser causado por inúmero fatores, inclusive que não podem ser modificados, sem o tratamento home-care, como vai ter efeito? Eu sei que temos vários estudos e opiniões de dermatologistas renomados, referente ao efeito do uso de cremes para Celulite e/ou Gordura Localizada, que os mesmos não funcionam, mas há inúmeros relatos de pacientes que usaram e tiveram um resultado, e aí? E aí que realmente se você ficar sentada em frente a TV comendo bolachas todos os dias, não vai adiantar usar cremes e na verdade não adianta fazer nada se os hábitos não forem mudados, mas se você pratica uma atividade física, faz um tratamento estético e cuida da alimentação, esses cremes (os recomendados) vão ajudar sim enquanto você estiver usando, é fato!
      Por que fiz esse post? Fiz pra reforçar o quão importante é seguir as orientações do seu terapeuta, do seu médico, daquele que você procurou para ajudar a resolver a sua queixa, porque se você confia nele e ele indicou, orientou, receitou, determinadas mudanças, é porque as mesmas são necessárias para o sucesso do tratamento e a importância dos cuidados diários. Vamos ter disciplina! Combinado?








Rachel dos S. Gama
rachelgama@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário