quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Filtro Solar x Bloqueador Solar

      Olá, tudo bom com vocês?
      Na terça-feira 07.01.2014, participei do programa do Viny Soares - Programa: Tah Ligado da Tv Diário de Campos, no Canal 13 da VerTv. Como os assuntos abordados foram bacanas, resolvi fazer posts aqui no Blog falando sobre eles com mais detalhes e passar mais informações pra vocês.

      O programa foi sobre os cuidados que devemos e podemos ter durante o verão. Vamos começar falando sobre a diferença entre Filtro Solar x Bloqueador Solar?
      Pois bem, durante muitos anos as pessoas acreditavam que o bronzeado era o ponto alto do verão e apesar de todas as informações que temos, algumas pessoas ainda insistem em ficar expostas ao sol. Por conta disso, os bronzeadores ainda são bem procurados nas farmácias e infelizmente os caseiros também são usados, que perigo!
     Quando estamos expostos ao sol, a nossa pele sofre influência das seguintes radiações ultravioletas: 

  • UVA - que ativa a melanina e esta reage com o oxigênio e promove o famoso bronzeado;
  • UVB - estimula tanto a produção de melanina quanto vitamina D que é importantíssima para o nosso organismo, principalmente para os ossos - porém o excesso causa manchas e assim como o UVA envelhecimento cutâneo, dentre outros.
    Tanto o Filtro quanto o Bloqueador Solar, têm a função de evitar que esses raios penetrem na pele e causem danos.Entretanto suas ações diferem de acordo com suas composições.

"Os bloqueadores solares refletem a radiação UV e, em geral, apresentam em sua composição óxido de zinco ou dióxido de titânio, eficientes em proteger da radiação UVA e da UVB.
O bloqueador solar, porém, tem duas desvantagens: é opaco, ou seja, não fica transparente ao ser passado na pele, uma característica que muitas pessoas não apreciam. Além disso, bloqueia os poros da pele, o que favorece, por exemplo, o surgimento de espinhas.


Já os filtros solares possuem em sua composição compostos que absorvem a radiação UVA ou UVB e a transformam em luz visível, inofensiva para a pele. Os primeiros filtros solares possuíam capacidade de proteção apenas contra a radiação UVA, mas os produtos mais modernos protegem tanto contra a radiação UVA quanto contra a radiação UVB."
Joab Trajano Silva, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro
   
   Eu sempre falo com meus pacientes que mesmo estando em casa ou no trabalho onde há exposição à luzes da tela do computador e lâmpadas, devem usar uma proteção também, mas nesse caso tem que ser um Bloqueador ou então um Filtro que seja tanto químico quanto físico, porque o filtro apenas químico identifica essas luzes como não sendo ameças e então sua eficácia de proteção é reduzida. Por isso acho interessante os filtros com tonalizantes, pois têm as duas proteções, entretanto é necessário saber escolher, portanto procure seu Dermatologista ou Fisioterapeuta Dermato-Funcional e compre nas lojas especializadas em dermocosméticos, pois normalmente tem provadores e quando você tem indicação de mais de um produto, pode ser mais fácil escolher.
      E a questão do horário, que desde crianças a gente ouve que o ideal é "pegar sol" até as dez da manhã e após as dezesseis horas? É uma questão interessante a ser abordada porque dizer que é só porque o "sol está mais quente", não mais sacia nossas interrogações, principalmente porque hoje em dia antes das dez o sol já está "quentíssimo". Mas isso nós vamos ver no próximo post!


Rachel dos S. Gama
rachelgama@bol.com.br
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário