quarta-feira, 22 de maio de 2013

Calcanhar ressecado, como cuidar?

          Boa tarde, tudo bom com vocês? 
      Por trabalhar na área da estética, muitas pessoas me pedem dicas sobre as mais variadas coisas que interferem na beleza. Dia desses me perguntaram sobre o que poderia ser feito pra cuidar do calcanhar ressecado e eu tenho uma diquinha super fácil e simples pra vocês.
      Mas antes, vamos conversar um pouquinho sobre o que fazemos e como consequência nossos pés ficam ressecador e às vezes com rachaduras?
      Então, uma das coisas é o uso de sandálias rasteiras e chinelos de dedo, porque deixam os pés com maior contato com a poeira e tem um atrito maior também, porque normalmente os pés ficam meio soltos nesses tipos de sapato e o solado fica "batendo" neles. Em contrapartida, é comum ouvir daqueles que usam muito tênis, que os pés são finos demais. Um detalhe que também tenho observado é o uso de sapatilhas, normalmente elas deixam aquele cheirinho desagradável nos pés, o que faz seus usuários utilizarem talco ou spray antisséptico e que controla a transpiração, muitas vezes deixando os pés bem sequinhos, mas que com o atrito do calçado, acabam deixando os pés, principalmente os calcanhares, mais ásperos. 
      Hoje em dia é até mais difícil ver o uso das lixas de pés quando vamos fazer ao pedicuro, normalmente usam esfoliantes e um creme hidratante, mas há um tempo atrás, as lixas eram muiiiito utilizadas e algumas pessoas continuam com essa prática, porque após seu uso os pés ficam fininhos e suaves. O grande x da questão é: pés mais finos = pés mais sensíveis. O que quero dizer com isso? Que estando mais finos e sensíveis, com a poeira e o atrito, ficam ainda mais ressecados, porque esse ressecamento que a gente tanto detesta, é uma espécie de proteção que nosso corpo cria mediante a essas situações que o expomos. 
     Temos no mercado muitos cremes para os pés, com muitos benefícios hidratantes, mas como tratamento de choque, vamos dizer assim, aquele que funciona muito bem e depois podemos usar esses hidratantes, é um uso do Bepantol sozinho ou associado à esfoliantes ou pedra pomes - sim, pedra pomes para fazer uma esfoliação, só que mais suave.
     
     
  Passo a passo:


  1. Com os pés limpos e úmidos, passe a pedra pomes ou um esfoliante, fazendo movimentos circulares e suaves - lembre-se que é para fazer apenas uma esfoliação e remover as células mortas e não deixar os pés super finos como quando se utilizas aquelas lixas de pés ou pedras pomes com movimentos mais firmes e intensos.
  2. Seque os pés.
  3. Pegue o Bepantol Derma em creme e passe uma camada generosa na área afetada.
  4. Coloque um protetor descartável para os pés de TNT Veja aqui, porque se usar uma meia, ela acaba absorvendo mais o produto e se utilizar plástico, acaba provocando transpiração nos pés. Esses protetor é super fácil de encontrar.
      O ideal é fazer na hora de dormir ou quando estiver em casa, com tempo livre pra ficar um tempo bom com o produto nos pés. Indico usar na primeira aplicação o esfoliante ou pedra pomes, mas na segunda e terceira que devem ser consecutivas, não há essa necessidade, pode usar somente o Bepantol e o protetor de TNT.
     
Imagem: www.unhaseoutrasfeminices.com.br

Gosto muito dessa pedra pomes, ela tem um formato arredondado, para deslizar melhor no corpo, sem o risco de cortes. Além disso, tem um exclusivo design com um pegador ergonômico, o que faz com que o produto se encaixe à mão, permitindo conforto e segurança durante sua utilização. Sua embalagem é moderna e tem um design clean, proposta adotada em todos os produtos da marca.
pedra pomes provoca uma esfoliação mecânica na pele, eliminando as células mortas. Além disso, ela evita a obstrução dos poros.



Bepantol Derma em Creme - Contém Dexpantenol: auxilia a renovação natural da pele.Sua fórmula é livre de óxido de zinco e corantes.  O ácido pantotênico, também conhecido como Vitamina B5, é essencial à função normal do epitélio e participa de uma série de reações enzimáticas que são importantes no metabolismo celular e no funcionamento da barreira cutânea. O ácido pantotênico é um componente da coenzima A, necessária para os processos de regeneração e cicatrização de pele e mucosas.Estimula a multiplicação das células basais, que realizam a epitelização da epiderme, e dos fibroblastos, que promovem a síntese do colágeno, constituinte fundamental da derme.

Esse é o protetor descartável que falei. Costumo utilizar nas pacientes quando faço tratamento de hidratação, porque como eu disse, ele é interessante porque não absorve o produto como as meias que às vezes usamos com hidratantes, então nossos pés que absorvem melhor o produto.

      Espero que tenham gostado e que seja útil pra vocês.


Rachel dos S. Gama
rachelgama@bol.com.br

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Camile, pode fazer e conferir o resultado. Dá super certo!!!
      Você vai gostar

      Excluir
  2. Rachel.

    Na minha cidade apenas encontrei o pacote com 100 ou mais unidades, do protetor descartável em TNT, o que é muito para mim. Não encontrei em lojas de cosméticos, farmácias, e sim apenas em lojas especializadas em produtos hospitalares. Posso substituir o protetor por gaze, ou demais produtos? Obrigada. Adorei a sua dica. Parabéns pela iniciativa. Priscilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla, que bom que gostou!!!
      Então, na verdade você pode usar gaze sim, sim problemas.
      Outra dica é usar hidratante específico para os pés e colocar um saco plástico protegendo, também ajuda para os pés ressecados.
      Att
      Rachel Gama
      www.facebook.com/FisioterapeutaRachelGama

      Excluir