quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vamos correr?

Bom dia, tudo bom com vocês? 
Escolhi fazer um post sobre corrida pra vocês, porque é um exercício físico muito completo, não tem custos e ainda proporciona a quem pratica, muita disposição e saúde.
Uma paciente muito querida, começou a correr e eu digo a vocês, como mudou sua vida. Hoje em dia ela é uma pessoa muito mais ativa, mais disposta e ama praticar esse esporte. Quando ela fala sobre a corrida, dá vontade de colocar um par de tênis e sair correndo pelo mundo! risos
Como eu sempre busco focar na saúde e não na beleza a qualquer custo, pedi ao meu amigo e super profissional Júnior Japa, para falar pra gente sobre a corrida e seus benefícios, porque ele é um bom entendedor do assunto e praticante também!
Aproveitem!!!!

Benefícios da Corrida por Jr.Japa

         Bem pessoal hoje vamos falar sobre os benefícios da corrida!!
Correr não requer um equipamento especial, dá para praticar ao ar livre e ainda é uma ótima maneira de melhorar o fôlego e emagrecer. Hoje em dia é muito comum a prática de atividades ao ar livre, atividades como caminhar, correr e etc.

Não exige um mega equipamento, um par de tênis, short e camiseta para homens e no caso das mulheres, um sutiã firme e elástico de cabelos também ajudam. É o que você precisa para começar a correr já que é um esporte que aparentemente pode ser praticada por qualquer um.
Estudos comprovam o que a maioria das pessoas já sabe que a prática de exercícios físicos liberam betas endorfinas hormônios conhecidos com “anti – estress” pois atuam no cérebro liberando endorfina, e com um certo predomínio de ondas alfa que também atuam no cérebro e que dão aquela sensação de relaxamento,  bem estar e alegria.
Mas antes de começar a praticar vamos a algumas dicas:
· Procure um médico de preferência um cardiologista.
· Procure o auxílio de um profissional de Educação Física, pois este vai elaborar seu programa de treino respeitando seu limite  evitando lesões.
· Compre um tênis apropriado para pratica da atividade.
· VOCÊ, isso mesmo VOCÊ só depende de seus esforços para começar a correr.
A pratica da corrida deixa as pernas torneadas e fortes, a musculatura dessa região é bem solicitada durante a corrida. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas. Em dois ou três meses, é possível notar diferença.  O aumento de massa muscular no entanto, é discreto - nada que se iguale a um treino de musculação. Mas, como a corrida também queima o excesso de gordura,a definição fica superevidente e diminuindo as celulites e a flacidez, aliada a uma boa alimentação você vai também diminuir gordura ou seja emagrecer e abaixar algumas taxas como triglicerídeo, colesterol, diabetes e ate mesmo controle da pressão arterial.
Melhora o sexo, um estudo da Universidade Cornell (EUA) concluiu que os corredores têm o vigor sexual de homens dois a cinco anos mais jovens. Já as corredoras atrasam a menopausa por tempo semelhante.  Enquanto isso, pesquisa feita pela Universidade de Harvard (EUA) descobriu que homens acima de 50 anos que correm pelo menos três horas por semana têm risco de impotência 30% menor que os que fazem pouco ou nenhum exercício" (Runners's World, abril/2010, pág. 41).
 Hoje em nossa cidade já há diversos grupos de corrida e atividades físicas em geral que proporcionam aos seus alunos esses programas de treinamento, visando beneficiar a vida dessas pessoas.



Rachel dos S. Gama
rachelgama@bol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário