sexta-feira, 17 de outubro de 2014

"O céu é rosa, Outubro é rosa"

      Olá, tudo bom com vocês?
      Estamos no mês de Outubro, o mês Rosa!
     
      "O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama." (Saiba mais clicando aqui!!!)

      Como profissional da saúde e mulher, tenho o dever de informar meus pacientes, meus amigos e leitores do Blog, sobre a importância do autoexame, da prevenção.
      Vocês sabiam que apenas cerca de 5 a 10% dos casos estão ligados à hereditariedade? Ou seja, não é porque seus familiares (mãe, avó, irmãs...) não foram acometidas pelo Câncer de Mama, que você não vai ser. Por isso que é tão importante a prevenção - tanto quanto nos casos com histórico familiar.
      Selecionei alguns pontos importantes pra comentar com vocês, mas estou aqui pra orientar e tirar dúvidas que possam vir a surgir, combinado?


  • "Só faço o exame no dia do preventivo" 
            O exame de toque nas mamas que o Ginecologista faz, é muito importante sim, mas aí eu te pergunto: Você vai ao Ginecologista quantas vezes por ano?
             A grande maioria só vai 1 vez ao ano. Vocês já pensaram que hoje pode não ter nada, mas daqui a 4 meses pode surgir alguma coisa diferente nas mamas? Ai só no próximo ano que o médico vai olhar?
              Por isso é de suma importância fazer o AUTOEXAME, pelo menos 1 vez ao mês.

  • O famoso e nem sempre conhecido autoexame
           Isso mesmo, o autoexame é famoso, todo mundo já ouviu falar que é importante fazer, mas nem todo mundo sabe fazer.
            Gente, quanto mais conhecemos o nosso corpo, nesse caso as nossas mamas, mais fácil será observar alguma coisa diferente nelas e procurar o médico. Afinal de contas, sabemos que - para qualquer doença, quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor será para tratar.

  • Como fazer o autoexame?
          Selecionei umas ilustrações bacanas para mostrar pra vocês como é SIMPLES, RÁPIDO E FÁCIL!


forum.saude.doutissima.com.br
  • O que devo observar?

www.cancrodamama.com
      Se a gente não faz o autoexame, se não conhecemos nossas mamas, como vamos observar essas alterações?
      Hoje em dia, nesse caos, nessa correria em que vivemos, mal reparamos nosso corpo, a não ser aquela gordurinha localizada, aquela celulite, aquela ruga... Sejam sinceras, vocês se olham todos os dias? Vocês conhecem o próprio corpo?
      Vamos mudar nossos hábitos? Vamos passar a nos conhecer melhor?
      Ontem tive o prazer de ser convidada pela Adcos Campos, para participar da mobilização aqui em Campos - O Céu é Rosa, Outubro é Rosa, idealizado pela Tânia Borges, promovido pela mesma e por parceiros engajados da nossa cidade.
      O intuito foi conscientizar as pessoas sobre a importância do autoexame e compartilhar histórias reais, vitórias, experiências, para assim atuarmos na prevenção dessa doença.

           






Rachel dos S. Gama Cisneiro

rachelgama@bol.com.br
YouTube: Sempre Bonita RG



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário