segunda-feira, 20 de maio de 2013

Nutrição por Elisa Meneguelli - DETOX



         Boa noite, tudo bom com vocês?
      Todo mundo já ouviu falar em DETOX certo? Mas nada como um parecer de uma Nutricionista, para nos ajudar a esclarecer certos pontos.
      Optamos por postar agora a noite, porque como vocês vão ver, o ideal é tomá-lo de manhã, então vocês podem começar amanhã mesmo!


      Os prós e os contras da dieta Detox


      Ultimamente, o que mais temos escutado na mídia e até mesmo nas rodinhas de amigos é sobre a tão “milagrosa” dieta detox.
      Mas será que o que escutamos é mesmo o certo a ser feito?
   A dieta detox é uma forma mais simples e leve de se fazer dieta. Ela desintoxica o organismo, fazendo uma limpeza, sem prejudicar sua saúde. O período para uma desintoxicação leve dura 7 dias, podendo se estender a 15 dias.
      Ela possui muitos benefícios quando realizado de forma correta, porém como toda dieta tem vantagens e também há algumas desvantagens.
    Primeiramente a Dieta desintoxicante ou Detox, não tem como objetivo principal a perda de peso, mas sim a retirada de toxinas do organismo. Essas toxinas são as gorduras saturadas, os açúcares e os aditivos encontrados em alimentos industrializados que promovem a morte celular, ocorrendo principalmente o envelhecimento precoce.
    Também são considerados toxinas: a lactose, o glúten e a clara do ovo, por serem altamente alergênicos.
      Para isso devem ser retirados do cardápio durante a detox: carnes vermelhas e frango, frituras, alimentos industrializados, alimentos com glúten e com lactose, ovo, açúcares e também o adoçante por ser industrializado, entre outros.
     São alimentos permitidos durante a detox: arroz integral, leguminosas como lentilha e grão de bico, peixe (menos frito), legumes, verduras, frutas e chás de ervas sem açúcar.
     Os benefícios desses dias de “sacrifício” realmente valem a pena. Há a  melhora do aspecto da pele, cabelos e unhas, além de uma melhora significativa do funcionamento do nosso intestino e fígado, importante para a manutenção de outros orgãos, como os rins, que também têm seu funcionamento melhorado com a detox.
    Mas ATENÇÃO, a detoxificação não deve ser feita sem o acompanhamento e orientação de uma nutricionista, somente ela pode indicar e montar esse tipo de dieta, pois a detox feita de forma errônea pode comprometer a sua saúde.
    Uma dica para nossas leitoras é o Suco Verde, um aliado fortíssimo para alcançar o sucesso! O ideal é consumí-lo no período da manhã, pois dá energia e limpa o organismo.


SUCO VERDE:

Ingredientes:

Folhinhas de hortelã a gosto
1 pedaço de gengibre ralado
1 maçã
1 cenoura
½ copo de suco de laranja
2 folhas de couve
1 pepino inteiro
1 pera


Modo de preparo:

Bata no liquidificador e adoce, se necessário, com mel. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes.


Calorias: 60 kcal por copo.






Elisa Meneguelli Bodevan Alves, nutricionista responsável pelo controle de qualidade da empresa Hortifruti/ Campos dos Goytacazes; Nutricionista na Clínica CEMIN.






Rachel dos S. Gama
rachelgama@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário