segunda-feira, 23 de abril de 2012

Lactose e Intolerância à Lactose


       Boa tarde, aproveitando o feriado de São Jorge?
      Aqui no Blog além de falar sobre dicas de beleza, acho importante informar sobre saúde porque como podemos ficar Sempre Bonita, sem estar saudável?
 E a Intolerância à Lactose entre outros sintomas importantes, está relacionada à beleza, pois uma pessoa sensível à lactase tem como um dos sintomas flatulência e distensão abdominal.

      Vamos entender um pouco mais?

      Lactose e Intolerância à Lactose:

      A lactose é o açúcar do leite de vaca, e a intolerância a este açúcar é caracterizado
pela falta da enzima lactase para digerir um tipo de alimento, neste caso, o leite e seus derivados, tais como manteiga, requeijão, queijos, etc. e preparações que contenham leite.
A pessoa pode nascer com a intolerância à lactose ou desenvolver em algum momento da vida, já adulta.
      A intolerância à lactose pode ter quatro classificações.
     A mais frequente é a deficiência primária da lactase conhecida como hipolactasia adulta, que se caracteriza por uma alteração no gene que codifica a lactase e sua manifestação é decorrente de fatores hereditários. Essa deficiência vem desde a infância, podendo ser por falta relativa ou definitiva da enzima lactase.
Outra deficiência, muito comum é definida como deficiência secundária da lactase, que é causada por alteração na borda de escova do intestino, oriundas de doenças, como gastroenterite, desnutrição, doença celíaca, colite ulcerativa, doença de Crohn, etc.
Esta pode ocorrer ainda após cirurgias no aparelho digestivo como gastrostomias, ileostomias, colostomias, ressecções intestinais e anastomoses de delgado.
 A terceira classificação da é muito rara e é nomeada como intolerância congênita à lactose. Essa se manifesta no recém-nascido logo após a primeira ou segunda ingestão de leite, na qual ocorre a ausência total ou parcial da atividade da lactase. E as quarta é a intolerância ontogenética à lactose que se caracteriza como mau absorvedor da lactose. Nessa classificação pode haver o disfarce da intolerância, pois muitas crianças relatam não gostar do leite, tornando-se paciente assintomático.

Sintomas causados pela intolerância à lactose

      Quando não há digestão da lactose no organismo, a mesma não poderá ser absorvida ou utilizada, acumulando-se no cólon, onde os microorganismos da flora intestinal fermentarão este açúcar. Essa fermentação resultará na formação de gases naturais como metano, dióxido de carbono e hidrogênio, que são responsáveis por flatulências, distensão e dores abdominais.
A lactose presente no intestino grosso aumenta a sua pressão osmótica, pois retém certa quantidade de água e dá origem a sintomas, como diarreias, dores abdominais, sensação de inchaço e gases.

Há tratamento para a intolerância à lactose?

      O tratamento é a retirada de todos os produtos à base de leite e seus derivados ou que contenham lactose em sua composição. Algumas pessoas podem ingerir pequenas quantidades dos derivados do leite sem consequências graves ao organismo.
Devem-se substituir os alimentos com lactose para aqueles que são isentos desta, tais como bebida de arroz, de aveia, biscoitos, chocolates, pães, bolos, pães de queijo à base de soja, entre outros.

(fonte: http://glutenfreebrasil.com/)

2 comentários:

  1. Sei bem o que é isso!Sempre tive problema ao comer qualquer derivado do leite. O que faço já há alguns anos é comer maionese no lugar de manteiga, requeijão, queijo, etc.Mas com atenção para ver se a maionese não contém leite como a grande maioria têm agora e comendo sempre da light, afinal, maionese é gordurosa!Estou certa?:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Está certíssima! Tem que procurar ir substituindo mesmo e hoje em dia está cada dia mais fácil.
      Aqui em Campos, na Raízes e no Hortifruti, encontramos muitas opções.
      :)

      Excluir