sábado, 10 de dezembro de 2011

Ácidos e seus benefícios

Ácido Kojico

      Já ouviram falar em colocar o arroz em um pote com um pouco de água e depois passar aquele "pó" misturado com a água na pele para clarear?
Então, o ácido kojico é uma substância produzida pelo Koji, um cogumelo japonês, que é usado também na fermentação do arroz.
      Ao contrário do Retinoico, é suave e não provoca irritação. Tem uma ação despigmentante, ou seja, clareadora e também atua como antiséptico impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele. Ele
também tem ação anti-oxidante ajudando na prevenção do envelhecimento cutâneo e pode ser usado em formulações junto com ácido glicólico, vitamina C, entre outros ativos.
      Seu mecanismo de ação é através da inibição da melanina. Seu efeito pode ser percebido após 2 a 4 semanas de uso, sendo que se a pele for oleosa ou muito espessa, pode demorar um pouco mais.


Ácido Mandélico


      Derivado do extrato de amêndoas amargas, indicado para os tratamentos antiacne, anti-hipercromias e de renovação celular. É considerado um dos mais seguros, decido ao seu peso molecular que penetra lentamente na pele e age de forma gradual.
      Este ácido tem sido usado na medicina, há vários anos, como anti-séptico urinário, isto
atesta sua atividade antibacteriana quando usado topicamente. É uma substância atóxica, utilizado também  para preparar as peles para o peeling a laser e para auxiliar na recuperação da pele após a cirurgia a laser.


Ácido Glicólico


     Extraído da cana de açúcar, é muito utilizado em peelings. Tem fácil penetração e ação regeneradora, excelente para atuar nas rugas, cicatrizes de acne e manchas.
      Muito usado na face, pescoço e mãos. Deixa a pele mais macia e com menos rugas após sua aplicação.



Vale Ressaltar:

  • Esses ácidos são aplicados com concentrações específicas para cada disfunção citada;
  • Consulte seu médico dermatologista antes de fazer uso de produtos que contenham esses ácidos, pois as concentrações encontradas podem não ser ideais para seu tipo de pele, podendo ser além ou aquém do necessário;
  • SEMPRE utilizar um bloqueador solar após o uso de produtos a base de ácidos;
  • Evitar a exposição ao sol, pois como eles provocam um peeling, a pele fica mais sensível e pode ficar manchada;












3 comentários:

  1. :)
    Obrigada pelo feedback positivo, meninas!
    Qualquer assunto que queiram saber mais, estou a disposição!
    Beijos

    ResponderExcluir