quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Hora do Treino por Soraya Andrade


IMPORTÂNCIA DE FORTALECER A MUSCULATURA LOMBAR

  As pessoas se preocupam muito em fortalecer a musculatura abdominal porque esteticamente um abdômen “saradinho” tem mais valor, quando o verão se aproxima observamos nas academias que os treinos para abdômen são intensificados.
  E quanto a região lombar? Muitas vezes fica esquecida, na pressa ou preguiça selecionam os exercícios que consideram prazerosos, fáceis ou os que trabalham musculaturas mais exigidas esteticamente,  porém o fortalecimento dos músculos lombares é de suma importância, além de também possuir valores estéticos, uma vez que ajuda a manter uma boa postura, previne problemas na coluna, promove autonomia no dia-a-dia, permite correta execução dos exercícios e intensificação dos mesmos com segurança. Aliás para os apaixonados por academia, saibam que todo e qualquer exercício realizado necessita de músculos abdominais e lombares fortalecidos para garantir estabilização e postura, por exemplo para realizar um agachamento ou rosca bíceps corretamente é necessário que os músculos abdominais, paravertebrais e estabilizadores da coluna estejam fortalecidos. Também possui importância na corrida, uma vez que é a região que recebe grande parte do impacto gerado pela mesma, logo se o corredor não possui os músculos lombares fortalecidos sentirá dores e precisará interromper os treinos, isso sem falar dos riscos de lesão.
  O fortalecimento pode ser feito na academia ou em casa, segue alguns exemplos, lembrando-se que devem ser realizados com abdômen contraído e postura correta.

  



Eleva-se braço direito e perna esquerda ao mesmo tempo, alternando com o contrário (braço esquerdo e perna direita), pode-se realizar 3 séries de 15 a 20 repetições para cada segmento.


  

                   Flexão inversa de tronco – 3  séries de 15 a 20 repetições.                      

  
Obs: Iniciantes devem respeitar seus limites, uma vez que podem sentir incômodo por ter a região lombar enfraquecida, podendo realizar 2  séries de 8 a 12 repetições e aumentar gradativamente de acordo com adaptação gerada.


Flexão inversa de tronco com apoio na bola suíça – para alunos avançados devido a instabilidade gerada pela bola.








Soraya Andrade, Educadora Física, Especialista em Musculação e Personal Training. Personal Trainer da Academia Sandro Moura Fitness/ Campos dos Goytacazes.



 Rachel dos S. Gama
rachelgama@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário