Noni
Fruta exótica e recheada de benefícios!
A Noni é uma planta extraordinária que combate os efeitos do envelhecimento, que começam a aparecer na meia-idade. A fruta controla a hipertensão, abaixa os níveis de colesterol e protege o sistema imunológico.Pode também ajudar no emagrecimento, pois possui substâncias desintoxicantes (arginina), que estimulam a digestão (carbonatos) e antioxidantes (flavonoides) que previnem o envelhecimento precoce.O fruto contém 53 ingredientes ativos, e todas estas substâncias ajudam no bom funcionamento do organismo e na prevenção e controle de diversas doenças.Em geral, os nutrientes do Noni intervêm em todos os sistemas do organismo: cardiovascular, circulatório, endócrino, gastrointestinal, imunitário, nervoso central e periférico, ósseo- esquelético e renal.
A melhor maneira para o consumo é a fruta fresca, pois seus nutrientes permanecerão intactos. Em casos de frutas já embaladas ou de produtos derivados, fique atento ao processo pelo qual ela foi submetida. Suas propriedades auxiliam no tratamento de muitas doenças, como certos tipos de cânceres, hipertensão, problemas respiratórios e de estômago. Porém há controvérsias, pois alguns artigos científicos comprovam que seu uso prolongado causa uma toxicidade hepática. Também restringem a noni em casos de pacientes que fazem quimioterapia ou radioterapia.
Logo, sua ingestão e quantidade a ser consumida devem ser indicadas pelo médico ou nutricionista.
RECEITA DO SUCO DE NONI
Para 1 litro de suco:
Corte dois frutos maduros em rodelas e bem lavados. Junte meio litro de suco concentrado de uva sem conservantes com as rodelas de noni em um liquidificador. Bata no modo pulsar para não quebrar as sementes. Passe na peneira para coar. Com a polpa que ficar na peneira junte mais meio litro de suco de uva e bata novamente em modo normal. Beba 100 mL duas vezes ao dia, nunca em jejum. Conserve na geladeira, por até 5 dias, em um recipiente de vidro.
Nutricionista responsável pelo controle de qualidade da empresa Hortifruti/ Campos dos Goytacazes; Nutricionista na Clínica CEMIN.
Rachel dos S. Gama Cisneiro

Nenhum comentário:
Postar um comentário