terça-feira, 10 de setembro de 2013

Nutrição por Elisa Meneguelli

Uso de Suplementos alimentares e seus riscos

      Os suplementos alimentares são substâncias obtidas quimicamente que complementam os benefícios oferecidos pelos alimentos. São compostos naturais que podem fornecer proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais.
     Como dito anteriormente, os suplementos são substâncias indicadas para complementar a alimentação, ou seja, ajudar o organismo a receber a dose exata do nutriente necessário para o desenvolvimento desejado.
      Muitos se enganam ao comprar suplementos, na maioria das vezes, muito caros sendo que o organismo por si só já está produzindo. E o grande risco se encontra aí, quando o corpo não necessita receber aquela quantidade exacerbada de certo nutriente ou vitamina, e assim começa a forçar outros órgãos a “trabalharem” mais.
     Quem consome esses suplementos sem indicação de um profissional da saúde pode ter sérios problemas futuramente no fígado, rins e no coração. O consumo em excesso pode acarretar sérios problemas para a saúde.
     Normalmente, os suplementos são indicados somente por nutricionistas e direcionados a atletas de competição que gastam muitas calorias, devido ao treino, e que somente a alimentação não é suficiente para repor a necessidade calórica e nutricional.
      Para quem não é atleta, o correto é procurar um nutricionista que irá realizar os exames necessários para verificar se há necessidade de suplementação ou apenas uma mudança na rotina alimentar diária.
      Devido ao fácil acesso, muitas pessoas adquirem o suplemento sem a orientação de um profissional da nutrição. Algumas recebem indicação de amigos e pensam erroneamente que aquele suplemento será o combustível indispensável para seu progresso nos treinamentos.
      Mas para o resultado aparecer é necessário disciplina, treino e muita paciência, um conjunto de fatores separado da maioria dos seres humanos por grandes quantidades de ansiedade e imediatismo. Às vezes, e não muito raramente, mesmo seguindo um treinamento com rigor, os efeitos acabam ficando distantes do esperado, principalmente para os tipos físicos fadados pela genética a uma constituição mais enxuta.

Elisa Meneguelli Bodevan Alves, nutricionista 
responsável pelo controle de qualidade da empresa Hortifruti/ Campos dos Goytacazes; Nutricionista na Clínica CEMIN.

Rachel dos S. Gama
rachelgama@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário