terça-feira, 30 de abril de 2013

Tratamentos Faciais - Pele com Acne, cravos e espinhas.

     Olá, tudo bom com vocês?
    Esse post vai ser dividido em 2 partes, pois será sobre indicação de alguns produtos para peles com Acne, cravos e espinhas, mas antes de indicar, vamos definir?
   Não necessariamente, uma pele que tem espinhas uma vez ou outra, como em período menstrual por exemplo, é uma pele acneica. Então temos que usar produtos indicados para cada coisa diferente, ok? Não adianta usar somente um secativo, se você tem uma pele com acne inflamada e que necessita de mais cuidados específicos. É o que sempre falo, temos que identificar o tipo da pele e também as condições em que ela se encontra no momento.
    Já fiz alguns posts e vou compartilhar aqui os links, ok? Só clicar em cima do tópico, que será redirecionado.


      Vamos começar com definições simples.

      Cravos e Espinhas 

     "Os cravos nascem por dois motivos: um aumento na gordura produzida em glândulas da pele e o entupimento nos poros por onde essa gordura deveria ser liberada. "Em geral, os poros entopem por causa da produção excessiva de queratina (substância fabricada naturalmente pelo corpo), que atrapalha a saída da gordura. Mas produtos de beleza, principalmente os gordurosos, podem ter o mesmo efeito", diz a dermatologista Ana Schor, da clínica Vertex, em São Paulo (SP)."

    "Os cravos e espinhas aparecem quando se obstruem os orifícios na superfície da pele, chamados de poros.

Recordemos que em cada poro há uma abertura a um folículo que contém uma glândula sebácea. Esta glândula ajuda a lubrificar a pele e a eliminar as células velhas. Quando estas glândulas produzem lubrificação em excesso, podem resultar na obstrução dos poros e acumular impurezas, bactérias ou células inflamatórias. Esta obstrução é denominada tampão de queratina." Fonte: Asepxia


      Acne


O que é ?
A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.
As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
Manifestações clínicas
A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.
Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam por sob a pele) e o acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).
O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:
Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
acne comedoniana



Acne Grau II: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).



Acne Grau III: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
acne cistica



Acne Grau IV: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.

      Então, como vocês podem ver, existe toda uma evolução, por isso que sempre falo pra vocês usarem um bom sabonete, uma loção de limpeza etc etc enfim, aqueles cuidados diários básicos.
      E um pele que tem um cravo ou outra, uma espinha ou outra, não é pele acneica, então por isso que quando você usam produtos para pele com acne, reclamam que eles ressecam demais, sensibilizam demais.
     Antes de usar qualquer produtos, agendem uma avaliação, uma Limpeza de Pele, certo?          Aguardem o post com as dicas dos produtos!!!!
     
Rachel dos S. Gama
rachelgama@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário