domingo, 7 de abril de 2013

Fisioterapia e Cuidados para Gestantes - História e Conceito


        Boa noite, tudo bom com vocês?
     Tenho uma página no Facebook Fisioterapeuta Rachel Gama, vocês sabiam? Essa semana fiz uma enquete pra saber quais os assuntos os leitores gostariam de ter mais informações e uma das opções foi sobre cuidados para gestantes. 
        Essa escolha, foi feita por uma grande amiga minha, que trouxe para minha vida mais uma alegria, a feliz notícia de que ela será mamãe. Deus sabe o quanto ela alegrou a vida das pessoas a sua volta e o quanto ela e o marido estão felizes também, óbvio né? Risos.
      Afinal de contas, chega uma hora na vida de toda mulher, que o instinto materno aflora e a espera por um baby é a mais importante de todas!
      E quando estamos felizes, queremos gritar aos quatro cantos da nossa alegria, por isso é com imenso prazer que falo desse assunto, porque foi escolhido por uma pessoa super importante pra mim e que está vivendo o momento mais especial da sua vida: a gestação! 
    Como boa filha de uma professora de História, nada mais normal que iniciar nossa semana sobre Fisioterapia e Cuidados para Gestantes, com um pouco de história e conceito, não é mesmo?


     
"A Fisioterapia é uma área que trata da reabilitação física, porém, atuando também com prevenção e preparação. É desta maneira que ela irá auxiliar as gestantes na chamada Fisioterapia aplicada a Obstetrícia, que tem por objetivo preparar, orientar e tratar das gestantes desde o 1º mês gestacional até o nascimento do bebê. 


O conceito da Fisioterapia aplicada a Obstetrícia nasceu depois de estudos realizados por profissionais da saúde, que observaram que mulheres sedentárias tinham maior dificuldade no trabalho de parto do que as mulheres que continuavam suas atividades normais durante a gestação. 



No Brasil essa área ainda é recente e tornou-se obrigatória nos cursos de graduação no ano de 1985, sendo aplicada na maternidade apenas por volta de 1988, em Minas Gerais. Para uma gravidez tranquila é preciso acompanhamento, cuidados e preparação. Essa área da fisioterapia ainda não é muito aplicada, mas está crescendo muito e vem tendo resultados positivos."

Por CRISTIANE REGINA DE BARROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário