Bom dia, tudo bom com vocês?
Hoje vamos falar sobre os tratamentos estéticos que as gestantes podem fazer, afinal de contas, muitas mulheres fazem tratamentos estéticos e quando ficam grávidas têm dúvidas sobre quais podem continuar fazendo ou quais devem começar a fazer.
A Drenagem Linfática é muito conhecida pelas gestantes e indicadas pelos médicos, pois ajuda muito na retenção de líquido e desconfortos causados por isso e pelo aumento de peso seja em gordura ou proveniente dessa retenção mesmo, que ajudando assim a gestante ter uma melhor qualidade de vida minimizando os desconfortos principalmente nos membros inferiores, que normalmente são os que ficam mais inchados. Esse procedimento, normalmente é indicado à partir do terceiro mês de gestação e tem algumas particularidades em relação ao método de drenagem para não-gestantes.
Vamos dar uma olhada nesse vídeo, que fala sobre essas particularidades?
"A drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a gestante. É uma massagem suave e lenta, que ajuda na drenagem do líquido e edema retido no corpo, diminuindo os inchaços. Ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, auxiliando, assim, na redução da celulite. Deve ser feita por fisioterapeuta ou médico habilitado. O profissional pressiona e desliza a mão por todo o corpo, levemente, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos na virilha e na axila. Esse líquido é levado para a circulação sangüínea e eliminado na urina, por isso é normal urinar mais após a massagem. Pode ser feita por uma ou duas vezes na semanas até o final da gravidez. O resultado pode ser sentido logo após a sessão, com uma sensação de diminuição de edema. Sentindo algum desconforto durante a massagem, que dura em média uma hora, informe ao terapeuta e ao seu médico."
FONTE: NÚCLEO BEM NASCER
ACUPUNTURA ESTÉTICA
Como alguns já sabem, trabalho com Acupuntura também e já fiz muitos tratamentos em gestantes, obtendo ótimos resultados. É uma técnica maravilhosa, com inúmeros benefícios!
"- Facial: Diminui edemas e rugas de expressão, e atua no rejuvenescimento dos tecidos. Uma das maiores queixas da gestante é em relação ao inchaço, e a acupuntura estética facial traz um ótimo resultado nesse sentido e não tem contra-indicação.
- Corporal: O uso da acupuntura direcionada para drenagem linfática auxilia na diminuição da retenção de líquidos.
FONTE: NÚCLEO BEM NASCER"
LIMPEZA DE PELE
"Algumas mulheres notam um aumento da oleosidade da pele e surgimento de acne, principalmente no primeiro trimestre. A limpeza de pele não apresenta, contra-indicações para gestantes, a não ser quanto ao uso de alguns ácidos."
FONTE:NÚCLEO BEM NASCER
FONTE:NÚCLEO BEM NASCER
Outros procedimentos estéticos que a gestante pode fazer são: terapias com pedras quentes, banho terapêutico de ofurô, terapias capilares, peeling de cristal, entre outros. Mas é importante salientar, mais uma vez, que todo e qualquer tratamento - para gestantes ou não, deve ser feito por um profissional capacitado, para não correr risco de danos sérios à sua vida e a do bebê.
Procedimentos que devem ser evitados durante a gravidez:
- Drenagem linfática mecânica ou endermologia
Por que não devo fazer?
Por ser realizada com o auxílio de um aparelho, só é indicada após o parto, pois não há controle da pressão exercida sobre o corpo. As sucções são muito fortes e deixam os vasos mais frágeis, devido ao aumento de volume sanguíneo e alterações hormonais, o que pode aumentar o risco de varizes na gestação.
- Estimulação russa
Por que não devo fazer?
Por ser um procedimento realizado através de um aparelho que emite impulsos elétricos aos músculos, tratando a flacidez. Não é indicada porque os estímulos elétricos podem causar contração uterina e antecipar o parto.
- Terapias intradérmicas ou mesoterapia
Porque não devo fazer?
Porque essas terapias são realizadas a partir de injeções de substâncias para combater gorduras localizadas e celulites. Não devem ser usadas nem no pós-parto, caso a gestante esteja amamentando. Não se sabe se essas substâncias ultrapassam a barreira placentária ou se o bebê as absorve pelo leite materno.
- Peeling químico
Por que não devo fazer?
O peeling realizado com ácidos é utilizado no rejuvenescimento cutâneo, no tratamento de acne e manchas, mas não é recomendado para gestantes. Como não há evidências conclusivas quanto à ação dos ácidos, orienta-se à gestante que não faça tais procedimentos estéticos, pelos menos até terceiro mês de gestação. Isso pode afetar a formação e o desenvolvimento do feto.
- Rejuvenescimento com uso de toxina botulínica
Por que não devo fazer?
A aplicação da toxina botulínica é utilizada para o rejuvenescimento através da paralisação dos músculos da face. A toxina é absorvida pela corrente sangüínea e, por isso, não é recomendada durante a gestação. Não há estudo nesse sentido, pois não seria ético utilizar mulheres grávidas na pesquisa, afirmando que a regra é evitar tudo que se tem dúvidas, uma vez que a gestante fica mais predisposta a reações alérgicas devido às mudanças no organismo.
* Adaptado de Instituto de Dermatologia e Estética do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário