domingo, 20 de novembro de 2011

Celulite

Celulite, Lipodistrofia Ginóide, Paniculopatia fibroesclerótica-edematosa ou Fibroedema Gelóide

    A Celulite como é chamada pela maioria das pessoas, são aqueles "furinhos" que incomodam as mulheres na hora de usar uma roupa mais justa, mais curta, um biquíni...
    Afeta 95% das mulheres - isso mesmo DAS MULHERES, ou seja, gordinhas, magrinhas, negras, brancas ou pardas! Não pensem que só quem está acima do peso que está propensa a ter celulite. Conheça mais sobre o assunto e entenda porque até as magérrimas têm.


    
O que é


    Na hipoderme - camada mais profunda da pele,  estão localizados os adipócitos, células gordurosas que têm a função de acumular energia sob a forma de gordura. Quando ocorre o acúmulo de gordura, as células adiposas se alargam - imagine um pote com água, com alguns cordões e com umas bolas desse tamanho "o", se você virar esse pote a água correrá com um fluxo bom, se as bolas aumentarem para "O" o espaço será diminuído, os cordões serão comprimidos e haverá uma alteração na movimentação desse fluxo, concorda? Então, já entende-se que a circulação de fluidos fica comprometida - isso se dá porque com o aumento dos adipócitos os capilares ficam mais permeáveis causando o acúmulo de fluidos. Como o "espaço" está "apertado" a drenagem linfática natural torna-se insuficiente retardando a eliminação de fluidos em excesso.
    O aspecto casca de laranja se dá pelo seguinte mecanismo: as células adiposas agrupam-se e ficam ligadas por fibras de colágeno, dificultando o retorno sanguíneo; os fios de tecido conjuntivo endurecem, contraem-se e tracionam a pele para baixo. 

  

Considerações importante:

Essas alterações podem aparecer devido a uma nutrição deficiente das células que dão firmeza e sustentam o subcutâneo. O processo de menor oxigenação pode levar a morte celular e a célula que morre é substituída por tecido fibroso que irá provocar pequenas depressões no tegumento cutâneo. Outro problema causador da celulite se refere a ingestão exagerada de alimentos gordurosos, como doces e chocolates, que levam a multiplicação das celulas adiposas debaixo da pele, formando verdadeiras ilhas de gordura que irão deformar a pele. (BioPlástica)


Atualmente o fibro edema gelóide não é considerado apenas uma deformação estética, e sim uma doença, devido ao fato de não estar ligado necessariamente à obesidade, mas a vários outros fatores incluindo uma alimentação inadequada, resultando no aumento da retenção de água, sódio e potássio, levando a compressão de veias e vasos linfáticos. (Azevedo, 2007)

  Fatores como a hereditariedade, as alterações hormonais e enzimáticas, em conjunto, levam a uma alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura, provocando uma modificação da textura do tecido subcutâneo e, posteriormente, uma irregularidade da superfície da pele, que leva ao aspecto visual de "casca de laranja".



Regiões mais atingidas:

Abdome
Culotes
Glúteos
Coxas 

Tratamentos Indicados:

    Como podemos observar, com a celulite já instalada, temos um acúmulo de líquido, diminuição da circulação local e aspecto irregular da pele. 
     Antes de escolher qualquer tratamento, o correto é procurar um profissional especializado para fazer uma avaliação, pois a celulite tem vários graus:

GRAU 1 LEVE


 A celulite é interna, não é vista ou sentida
 Os vasos estão mais permeáveis e as toxinas começam a se instalar
 Se a pele for apertada com força, vão aparecer furos minúsculos
 Se for tratada neste estágio, a possibilidade de melhora é de 100%

GRAU 2 VISÍVEL

 A pele tem um aspecto acolchoado
 O sistema linfático está comprometido
 Se a pele for apertada, fica amarelada, porque há acúmulo de líquidos. É o começo da formação dos edemas
 Surgem vasinhos arroxeados na região, graças à vazão de líquidos
 Não é preciso comprimir a pele para notar os furinhos
 Nesta fase, a chance de melhora é de até 80%

GRAU 3 INTENSA



 A superfície da pele tem aspecto de gomos visíveis e os nódulos podem ser sentidos ao toque
 A pele está mal nutrida e pode haver desidratação dos tecidos. A textura torna-se áspera e os poros ficam dilatados
 Surgem microvarizes
 Começam os primeiros sinais de dor e o inchaço é bem evidente
 Com a circulação comprometida, sente-se a pele mais fria
 Mesmo neste estágio, é possível melhorar o estado da celulite em cerca de 60%

GRAU 4 GRAVE

 A celulite fica evidente até mesmo sob as roupas
 As fibras formam nós e as células de gordura se agrupam de tal forma que criam nódulos, prejudicando a circulação
 Os nervos podem ser comprimidos, o que faz a região ficar endurecida e dolorida
 Com a circulação comprometida, fica difícil eliminar as toxinas e isso agrava ainda mais a celulite
 Nesta fase, a expectativa de melhora é de 30%

    Então por isso a necessidade de uma avaliação para tratar de acordo com o grau.
    Mas vou destacar alguns e em outros posts falarei especificamente de cada um.

- Drenagem Linfática: para atuar na drenagem e eliminação do líquido acumulado e favorecer o retorno da circulação sanguínea e linfática;
- Carboxiterapia: para aumentar a circulação local e melhorar o aspecto da pele;
- Ultrasson: para tratar a inflamação tecidual;
- Endermologia: para tratar a alteração no aspecto da pele;
- Radiofrequência: atua nas células de gordura e reorganiza as fibras teciduais;
   Entre muitos outros.

  Além dos tratamentos estéticos, sempre bato na tecla: reeducação alimentar! 
  Não significa que tenha que emagrecer, pois muitas frequentadoras assíduas de academia para ganho de massa, não podem nem pensar em perder 0,5 cm de coxa! Então vamos lá! Procurar um Nutricionista ou Nutrólogo é fundamental para que ele oriente a melhor forma de alimentar-se para que não ocorra o acúmulo de gordura nos adipócitos e desencadeie todo aquele mecanismo descrito anteriormente.
  
  Por falar em nutrição, fui orientada por meu Nutrólogo e fiz uso do Rennovee CelluliSolution da Nutrilatina. E reduzi o consumo massas, açúcar, cafeína e chocolate. Mas nem vou falar muito sobre isso, porque sei que muita gente pode olhar e fazer igual ao invés de procurar um profissional para orientar!
   E estou fazendo a experiência com a tecnologia Emana (primeiro post do blog), além de Drenagem Linfática 1 - 2 vezes por semana, muita água e outros recursos para ajudar! Vou postando aqui e descrevendo mais sobre cada um!




Nenhum comentário:

Postar um comentário